g2h

domingo, 29 de maio de 2011

Componentes do Alternador

Componentes do Alternador automotivo, conheça agora as peças que compõe um gerador
de corrente elétrica. Ele transforma energia mecânica em elétrica e tem a função de carregar a bateria automotiva, alimentar os equipamentos elétricos instalados no veiculo, além do sistema de ignição eletrônica e injeção eletrônica quando o motor estiver em funcionamento. O Alternador é movido por uma correia e necessita de uma rotação X (variando de modelo para modelo) para o mesmo começar a gerar eletricidade.
ALTERNADOR AUTOMOTIVO
Para fazer a manutenção do alternador automotivo é importante conhecer bem os componentes que integram esta peça, logo a baixo você vai conhecer seus principais componentes:

BAIXO SEGUE OS COMPONENTES DO ALTERNADOR AUTOMOTIVO

ESTATOR: Tem como função criar corrente elétrica. O estator é constituído por um conjunto de bobinas isoladas entre sie fixados em um conjunto de laminas de aço. Para a geração de energias estas bobinas necessitam de um campo magnético produzido pelo rotor.

Os defeito mais comuns que ocorrem nos estatores são os curtos-circuitos entre as bobinas e as laminas de aço o que impede o mesmo de gerar energia. Geralmente estes curtos ocorrem por envelhecimento do verniz, falhas na hora da montagem e atritos causados pelo rotor.

ROTOR: O rotor tem a função de formar um campo magnético que tem como resultado a produção de corrente elétrica. Ele é constituído de um eixo de aço com um bobina enrolada no seu interior, sendo que a quantidade de fios de cobre desta bobina aumenta ou diminui de acordo com a capacidade que este alternador tem de gerar energia.

Os principais defeitos que encontramos no rotor é o curto-circuito entre os fios da bobina, o que provoca a diminuição ou até mesmo a a ausência total da capacidade de gerar corrente elétrica. No rotor também é encontrado o curto-circuito com a estrutura de aço o que também inutiliza a peça, geralmente estes defeitos são causados por envelhecimento do isolamento dos fios de cobre ou por manuseio errado da peça.

PLACA RETIFICADORA: A placa retificadora ou placa de diodos transforma a corrente alternada que é produzida pelo alternador automotivo em corrente continua usada para repor a carga da bateria automotiva e alimentar os outros consumidores de energia do carro.

Os defeito mais comuns que encontramos nesta placas são a presenças de diodos queimados, o que atrapalha o funcionamento do conjunto, sendo que em alguns casos a luz indicadora de bateria no painel fique levemente acesa, nestes casos a única solução é a troca do componente.

REGULADOR DE TENSÃO: O regulador tem como função proteger os equipamentos que fazem uso da energia gerada pelo alternador controlando a tensão produzida em qualquer regime de rotação do motor e limitando esta tensão para que não haja picos de corrente elétrica, o que pode causar danos nos consumidores elétricos. Ele também impedindo que a bateria automotiva sofra sobrecarga. Existem reguladores mecânicos, multifunção, eletrônicos e híbridos dependendo de cada alternador.

Os Problemas que geralmente se encontra nestes reguladores, são desgastes de escovas o que prejudica o funcionamento correto do alternador, nestes casos é necessário a substituição do regulador sendo que que em raros modelos é possível a trocar somente das escovas. Também encontramos reguladores de tensão que não conseguem mais fazer o controle da tensão gerada deixando assim que a bateria e os consumidores recebam um excesso de carga ou que recebam pouca energia. A maior parte destes problemas são causados por desgastes do próprio componente.

ROLAMENTOS: Os rolamentos tem a função de facilitar a rotação do rotor diminuindo o atrito e geralmente são encontrados dois rolamentos um em cada ponta do Rotor.

Os principais defeitos encontrados nos rolamentos de alternador são ruídos e
travamentos dos mesmos, defeitos estes na maioria das vezes provocados por desgastes da própria peça, mas em alguns casos podem ocorrer problemas na montagem dos mesmos. A única solução é a substituição dos rolamentos defeituosos.

O alternador automotivo é um dos componentes mais importante do sistema elétrico pois sem ele seu carro dependeria somente da energia acumulada na bateria o que te daria em alguns casos poucos minutos, por isso sempre que encontrar alguma anormalidade como: dificuldades na partida do motor, variação na iluminação das lâmpadas de farol, forte odor vindo da bateria, luz de bateria no painel acesa ou levemente acesa prure rapidamente alguma oficina com elétrica automotiva para que se verifique seu funcionamento,fique atento porque qualquer descuido você poderá ficar a pé


4 comentários:

  1. o que pode estar acontecendo quando a luz da bateria não apaga e não carrega a bateria ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que pode estar acontecendo quando a luz da bateria não apaga e não carrega a bateria ??? até troquei o regulador de voltagem e escovas não adiantou

      Excluir
  2. se não carrega a bateria pode ser porque a impureza na solução, nível baixo de solução, placas sulfatadas e polos sujos com zinabre. mas se a lâmpada piloto emite luz forte tem defeito no regulador do alternador, escovas do alternador desgastadas ou correia folgada. espero ter ajudado. grato

    ResponderExcluir
  3. preciso trocar alternador do renaut quem faz esse serviço mecanico ou eletricista

    ResponderExcluir

Postagens populares

PESQUISE NO GOOGLE