Corrente de fuga pode descarregar sua bateria
A corrente consumida pelo sistema elétrico ativo em um veículo em seu estado de repouso (veículo desligado e fechado) é conhecido popularmente como corrente de fuga.
Esta corrente deve ser a mais baixa possível para evitar que a bateria se descarregue rapidamente e preserve sua expectativa de vida útil. Porém, qual deve ser o limite desta corrente de fuga?
Segundo o manual de baterias Bosch, a corrente de fuga deve ser inferior a 0,05% vezes a capacidade da bateria, ou seja:
Calculando este limite para uma bateria de (60 Ah) x 0,05/100, teremos 0,03 A ou 30 mA
Isso mesmo, alarmes, unidades eletrônicas, relógio, rádios, etc. somados seus consumos individuais, não deverá ultrapassar este limite quando todos os consumidores estão desligados e o carro fechado, caso contrário ocorrerá descargas eventuais da bateria que impedem a partida do veículo e a sua constância reduzirá a vida útil da mesma.
O que você deve saber para medir a corrente de fuga:
* Fique atento às tecnologias empregadas no veículo para não tirar conclusões precipitadas.
* Ideal seria contar com pinças amperimétricas de 20 ou 30 A para evitar a desconexão da bateria, já que em muitos veículos isso acarreta na desprogramação dos sistemas eletrônicos, grava erros e até mesmo bloqueia o funcionamento do motor.
* Desejável, os medidores gráficos facilitam bastante o trabalho, já que os testes podem ser demorados.
* Ao usar o amperímetro em série conecte-o entre o cabo negativo da bateria, e antes de tudo, avalie seus recursos técnicos e conhecimentos para restabelecer todas as funções do veiculo que serão afetadas pela interrupção da bateria como: programação de vidros elétricos, alarmes, erros armazenados nas UCE’s, codificação de rádios, etc.
* Quando necessário, somente desconecte a bateria após: retirar a chave da ignição, fechar todos os vidros e portas, finalizar o power latch e o CAN bus de dados. Isso irá minimizar os inconvenientes.
fonte: http://aparecidooliveira.blogspot.com
g2h
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Ventoinha não funciona cuidado, esse problema pode lhe causar um grande prejuízo. A maioria das vezes o condutor nem percebe, o que poderá...
-
Componentes do Alternador automotivo, conheça agora as peças que compõe um gerador de corrente elétrica. Ele transforma energia mecânica e...
-
Alternador com problemas O alternador foi criado para ter um vida util longa.Entretanto poderá apresentar problemas inclusive na garantia. E...
-
Motor de partida não funciona,se ao virar o contato o motor de partida não pega. Vários podem ser o problema,é importante que deverão ser ...
-
Lata velha guia é uma maneira mais fácil de você ficar sabendo de como consertar o seu veiculo,com o seu próprio esforço e dinheiro. Entre...
Nenhum comentário:
Postar um comentário