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domingo, 17 de junho de 2018

Como Trocar um Pneu do seu carro

Como Trocar um Pneu do seu carro quando estiver murcho ou furado.
Troque o pneu sem pedir ajuda?
Então esteja disposto a fazer certo esforço.

Encontre um lugar plano, estável e seguro para estacionar e fazer troca do pneu.
Superfície tem de ser sólida e regular, que não permita que o carro deslize.
Caso esteja numa rodovia, pare tão longe do tráfego quanto for possível e ligue o pisca-alerta.
Evite parar numa colina ou em terreno macio.

Puxe o freio de mão e coloque em primeira ou em marcha à ré.

Ponha um objeto pesado (por exemplo, uma pedra, um pedaço de concreto, uma roda sobressalente, entre outros)
 em frente às rodas dianteiras e traseiras do carro.

 Ponha o macaco sob a lataria do carro, ao lado do pneu que você está prestes a trocar.
Lembre-se de que o macaco deve ser encaixado na canaleta, uma parte metálica da estrutura do carro projetada justamente
 para recebê-lo.
A parte de baixo da maioria dos carros é feita de plástico. Sem colocar o macaco no lugar certo, o plástico cederá assim
que o carro for elevado. Se você não souber onde deve encaixar o macaco, leia o manual de instruções.
Na maioria dos automóveis modernos, há uma pequena marca (geralmente uma seta apontando para baixo), logo atrás da roda
dianteira ou à frente da roda traseira, que indica onde o macaco deve ser encaixado.
Em carros antigos ou caminhonetes, apoie o macaco numa viga da carroceria, que deve estar pouco atrás da roda
dianteira ou pouco à frente da roda traseira.

Agora levante o macaco até que ele apoie o carro (sem levantá-lo do chão).
Quando parecer que o veículo está firmemente apoiado, verifique se o macaco está perpendicular ao chão.

Afrouxe os parafusos (girando a chave de roda em sentido anti-horário).
Não os desprenda totalmente; apenas deixe-os frouxos. Deixar o pneu em contato com o chão neste momento facilita
a retirada da calota, uma vez que você girará os parafusos (e não a roda) com facilidade.
Use a chave de roda que veio de fábrica ou uma chave de roda em cruz padrão. Cada ponta dessa ferramenta tem uma
abertura de tamanho diverso. O tamanho correto é aquele que se encaixa facilmente na cabeça do parafuso e sem deixar
espaços vazios.
Afrouxar os parafusos pode exigir muita força. Se todas as suas tentativas falharem, jogue o peso do corpo contra a
chave de roda ou pise nela (antes, confirme que você está tentando girar o parafuso no sentido correto — anti-horário).
No entanto, existe a possibilidade de que, ao imprimir tanta força, você espane os parafusos.

Acione o macaco para levantar o pneu um pouco mais. O carro precisa ficar a uma distância do solo que permita a
retirada do pneu murcho e o encaixe do estepe.
Enquanto sobe sempre verifique se ele está estável. Caso ele demonstre algum sinal de instabilidade, desça o macaco e
corrija o problema antes de suspender o veículo outra vez.
Se você notar que o carro está num ângulo estranho ou inclinado, reposicione o macaco e tente levantá-lo outra vez.
Ter um macaco menor guardado no porta-malas é sempre uma boa ideia, já que o macaco pode ceder durante a troca dos pneus. Monte ambos os equipamentos lado a lado e a segurança do carro estará garantida no caso de o macaco maior falhar.

Remova os parafusos totalmente. Continue a girá-los em sentido anti-horário até que fiquem completamente frouxos; por fim, remova-os.
Apesar de raro, em alguns veículos, a rosca dos parafusos que afixam as rodas é invertida. Esse tipo de rosca é encontrada em modelos antigos da Chevrolet e da Chrysler.

Retire o pneu furado e coloque-o sob o veículo — caso o macaco venha a ceder, ele amortecerá a queda, diminuindo o risco
de acidentes. Se o macaco estiver apoiado numa superfície plana e firme, você não deverá ter nenhum problema.
Talvez seja difícil remover o pneu devido à ferrugem. Nesse caso, bata com uma marreta de borracha na parte traseira do pneu.
Sem essa ferramenta à disposição, é possível usar o estepe para bater na parte externa do pneu.

Ponha o estepe no eixo. Deixe o aro do estepe bem alinhado às cavidades dos parafusos e encaixe-os outra vez.
Instale o pneu do lado correto, não de trás para frente. A válvula da câmara de gás deve estar virada para fora, nunca em
 direção ao veículo.


Aperte os parafusos à mão até onde puder. Eles devem girar com facilidade no início.
Com a chave de roda, aperte os parafusos o máximo possível, seguindo um padrão de estrela.
Para que o pneu fique apropriadamente encaixado, não aperte os parafusos até o fim de uma só vez.
Em vez disso, dê uma volta em um parafuso, depois no oposto a ele e assim por diante até que todos estejam
igualmente apertados.
Evite forçar a chave de roda a ponto de deslocar o macaco. Quando o carro estiver no chão novamente, aperte os
parafusos mais uma vez.

Abaixe o carro, não permita que o peso fique apoiado no novo pneu. Antes disso, aperte os parafusos o máximo possível.
Termine de descer o carro e retire o macaco. Acabe de apertar os parafusos e ponha a calota no lugar.
Guarde o estepe e as ferramentas e boa viagem.



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