g2h

terça-feira, 8 de março de 2011

Ventoinha não funciona cuidado

Ventoinha não funciona cuidado, esse problema pode lhe causar um grande prejuízo.

A maioria das vezes o condutor nem percebe, o que poderá aquecer o motor e até sua parada total. Algumas dicas a seguir ajudarão você a fazer alguns testes:
Sempre verifique o estado dos fusíveis,caso esteja com defeito poderá não passar a corrente.
Não esqueça de verificar se o motor elétrico da ventoinha esta funcionando em perfeito estado.
Verifique tambem o estado da fiação que liga a ventoinha e o "cebolão".
Verificar o popularmente chamado "cebolão", que nada mais é do que um relê termostatico que libera tensão assim que a agua do radiador chega a determinada temperatura e faz a ventoinha funcionar.
Verificar a valvula termostatica que pode ter travado e não deixa passar agua quente para o radiador (isto pode causar excesso de temperatura, empenamento do cabeçote e fundir o motor).
Lembrando que o sistema de arrefecimento do veículo tem que estar limpo, livre de vazamentos, com a proporção ideal de aditivo e estar operando na pressão correta (a tampa do reservatório de expansão controla a pressão).

Termostato que fica parafusado no bloco do motor, quando a temperatura sobe, ele liga a ventoinha..
Escovas do motor da ventoinha gastas, ou o próprio motor com defeito, ou travado.
Mau contato nos conectores dos fios que ligam a ventoinha.
Tente ligar ela direto para testar a ventuinha se não funcionar o problema está nela se funcionar veja a o a valvula termostatica que vai no motor ou o cebolão que vai no radiador .
Geralmente a troca da cebolinha resolve 98% dos problemas.

Pra ligar a ventoinha direto é só encostar um fio do cebolão no outro, entretanto é bom consultar como se faz isso direito.
Nunca vacile, pois o motor sempre terá bom funcionamento dependendo da temperatura.

7 comentários:

  1. ola amigo bom dia? aigo tenho um palio 96/97 uma coisa mim dixa curioso o ventialdo da ventoinha não tá desparado qaundo chega na temperatura q deveria disparar ai eu fiz o seguinta liguei uma das fase da ventinha na bateria, ai ele ficou normal como ligando e desligando automaticamente poderia mim dizer onde tá o problema quando eu tiro o fio ela não despara observo q eu coloquei só um jampe sem corta o fio deixando a fiasão normal, gostaria de saber porquer com o fio q eu coloquei na bateria ela ficoi normal. não é a cebolinha pq com o fio q eu coloquei ele dispara e deliga e não descarrega a bateria pra vc ver q não tá direto como muito fazerm se poder mim ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  2. o rele da ventuinha esta com problema troque ele esta ma caixa de fuzivel

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, quando desligo o carro vaza toda a agua do radiador, vc sabe o que pode ser.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Tenho um gol G3 2000,1.6, percebi que às Vz vem corrente até o cebolão às Vz não, tb é defeito de relé?

    ResponderExcluir
  5. estou precisando do esquema da caixa de fusivel do voyage 86, queria saber qual fusivel é correspondente e qual a cor dos fios se alguem tiver a boa vontade de3 me enviar por email eu agrdeço muito. edson.salviato@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa noite .. tenho um corsa sedan 2002 e ele nao ta esquentando ... quando to no transito ele aumenta a temperatura mais não passa do meio .. e por conta disso a ventoinha nao liga ... ja fiz o teste direto e ela ta funcionando .. pensei no sensor de temperatura ou na valvula termostatica ... mais todo mecanico q levo inventa de q tem q trocar a ventoinha ... ajuda ai .. valew

    ResponderExcluir
  7. Bom dia minha ventoinha do golf não fonsiona fiz o teste ligue a ventoinha direto na bateria nem sinal será que tá queimada ou ela não aciona direto na bateria

    ResponderExcluir

Receba postagens por Email. Após colocar seu email procure sua caixa de entrada mensagem e confirme

Postagens populares

Google+ Followers